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Aprenda como lidar com o estresse

Aprenda como lidar com o estresse

Os últimos anos não foram fáceis, não é mesmo? Com tantas coisas acontecendo no cenário mundial, foi inevitável ver tudo virando de cabeça para baixo. Com tantas preocupações e com a rotina sofrendo tantas mudanças, é difícil passar por isso tranquilamente. Por isso, hoje vamos ensinar algumas dicas de como lidar com o estresse

Por que nos estressamos? 

Apesar de ser um assunto debatido diariamente, o estresse se manifesta de formas diferentes em cada pessoa, o que faz com que alguns sintomas sejam interpretados como qualquer outra coisa, menos um resultado dessa manifestação do corpo à situações estressantes do dia a dia. 

O estresse é um mecanismo de defesa do organismo, com componentes físicos, hormonais e psicológicos. Essa reação acontece como um processo de adaptação do corpo a alguma situação imprevista e/ou de grande pressão emocional, para que ele consiga responder à altura. 

A ideia desse sistema é que sua reação seja uma exceção, mas não é bem isso que está acontecendo. Segundo pesquisa realizada pelo International Stress Management Association (ISMA) em 2017, o Brasil é o segundo país mais estressado do mundo, com 32% da população sofrendo com o estresse. 

O corpo sente

Dentro desse contexto, é preciso ter atenção com o que o estresse pode causar. Os sintomas podem se manifestar de forma psicológica, emocional, física ou mental, e é importante entender o que está acontecendo para poder buscar uma solução que ajude o seu corpo e a sua mente. 

Aqui estão alguns sintomas psicológicos que o estresse pode causar:

  • Irritabilidade;
  • Insônia;
  • Lapsos de memória;
  • Dificuldade em se concentrar;
  • Ansiedade;
  • Postura defensiva;
  • Extrema sensibilidade à críticas;
  • Falta de criatividade;
  • Mudanças bruscas de humor;
  • Frustração;
  • Estado choroso;
  • Dificuldades em se relacionar;
  • Tornar-se workaholic;
  • Comportamentos excessivos;
  • Falta de confiança,
  • Baixa autoestima. 

Além disso, o estresse também se manifesta no corpo, através de surgimento de manchas na pele, acne, alergias e dermatites. Se quiser saber mais sobre isso, falamos mais aqui

Dê uma pausa

Percebeu alguma similaridade entre esses sintomas com o momento em que está passando? Então vamos te ajudar a aprender como controlar o estresse. Primeiro, é importante saber que nada acontece do dia para a noite. É preciso paciência e mudanças graduais para que esses sintomas diminuam. 

Identificar o que causa o estresse pode ajudar a controlá-lo. É preciso parar um pouco e refletir sobre a sua rotina, os momentos em que você se sente mais pressionado e procurar alternativas para isso. Se não for possível se afastar completamente dessa situação, tente diminuir o ritmo.

Cuidar da sua saúde é essencial. Uma dieta mais saudável, rica em frutas e legumes, ajuda a abastecer o corpo para lidar melhor com as situações estressantes. Beber bastante água e diminuir hábitos como o consumo de álcool e cigarro são essenciais.

Existem alguns exercícios para estresse e ansiedade, como atividades físicas. Não precisa correr uma maratona, mas pode começar a praticar exercícios de baixa intensidade todos os dias. Primeiro, tente 15 minutos – pode ser uma caminhada, uma dança, um alongamento. Tente aumentar essa frequência a cada semana.

Esteja presente no agora

Um dos agravantes do estresse e ansiedade é a perspectiva e incerteza do futuro. Uma das dicas de como lidar com o estresse é focar em estar presente no agora. Descobrir algum hobby divertido e que precise 100% da sua atenção, andar pela cidade sem pressa e meditar são alternativas para desanuviar a mente. 

Esse também é um dos benefícios da meditação: ajudar a focar o pensamento em você, no presente. Outro ponto-chave do estresse é a distração, visto que vivemos em uma sociedade que nos estimula o tempo todo. Por isso, focar na sua respiração e nos seus pensamentos ajuda a voltar esse olhar para si.  

A meditação ajuda a criar tempo e espaço para o seu corpo reencontrar o equilíbrio e direcionar a energia para o seu centro. A vantagem é que a prática não exige muitos recursos: basta um local silencioso e uma posição confortável. Experimente contar a entrada e saída de ar dos seus pulmões até 10, e recomece.

Deitando no divã 

Saiba também que ninguém precisa passar por tudo isso sozinho. Buscar ajuda profissional é essencial para entender e aprender como aliviar o estresse. Claro que você pode conversar com pessoas próximas a você, mas um psicólogo ou terapeuta vai poder te auxiliar de forma profissional.  

Os benefícios da terapia são importantes não apenas para lidar com o estresse, mas também com diversas outras áreas da vida. Falar com um especialista trará resultados positivos e te ajudará a desenvolver recursos para lidar com as aflições do dia a dia. É um ótimo investimento para a sua saúde mental.

O autocuidado completo é aquele que envolve físico, emocional e mental. E nunca é tarde para começar: invista em leituras, converse com pessoas, respire fundo e aproveite a oportunidade de se conhecer profundamente. Aprender como lidar com o estresse será um delicioso e muito bem-vindo resultado. 

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